A Raça Rottweiler

A ORIGEM

Em Alemao (Rottweiler Metzgerhund) é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho com o gado, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de ser útil na tração. Devido à sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, valentes e devotados. Fisicamente é um animal forte, de pelagem preta e curta, com marcações em castanho; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência.

A HISTÓRIA

O Rottweiler figura entre as raças mais antigas. Descende de cães romanos (provavelmente o Molossus) que eram criados como cães de guarda e boiadeiro. Esses cães imigraram com as legiões romanas através dos Alpes, até chegarem nos arredores de Rottweil, na Alemanha, onde tiveram contato com os cães da região. Houve, então, uma miscigenação com os cães locais, dando origem à versão primitiva do que hoje chamamos de Rottweiler. A tarefa principal deste novo cão também era a condução e a guarda de grandes rebanhos e a proteção do dono e seu patrimônio. Os açougueiros criaram esta raça por pura exibição, sem qualquer intenção de utilidade específica, porém utilizavam estes cães para auxiliá-los em todas as tarefas. A raça recebeu o nome por causa da cidade de Rottweil: "Rottweiler Metz-gerhund", significa "Cão de açougueiro de Rottweil". No decorrer do tempo, este "cão de passeio" passou também a ser utilizado como cão de tração. No início do século XX, quando foi pesquisado diversas raças para a função policial, o Rottweiler foi avaliado e em pouco tempo demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial. É altamente indicado como cão de companhia, proteção e utilidade.

O TEMPERAMENTO

O Rottweiler é uma raça de cães muito leais e que adoram sua família, tem muita paciência com as crianças, só que para isso eles precisam ser criados com proximidade a crianças desde filhotinhos, geralmente o Rottweiler não gosta de ser um cachorro criado sozinho. Além de ser um cão de guarda e pastoreio é um cão de companhia. Trata-se de um cão inteligente, que necessita ser adestrado, responde muito bem ao adestramento e gosta muito de ver seus proprietários felizes. Esta característica fez com que a raça tenha sido muito aproveitada em trabalhos diversos.

Famoso por ser um cão bastante equilibrado, e também possuir um instinto territorial muito aguçado, ainda assim é uma raça tranquila, muito apaixonada por seus proprietários e também bastante resistente. Outra grande qualidade da raça é a boa convivência com outros animais, contanto que da mesma forma como com a convivência com crianças, tenha sido acostumado desde cedo. Alguns exemplares da raça Rottweiler quando são educados de uma maneira equivocada, por pessoas que não estão acostumadas com o manuseio de cães, principalmente de porte grande, podem acabar se tornando animais um pouco agressivos. Por isso a raça não é adequada para pessoas que não saibam assumir o controle e a liderança de seu cão. Outra peculiaridade da raça é que, eles necessitam realmente do convívio com seus proprietários, como são animais muito devotados, tendem a não lidar bem com o confinamento e a solidão.

LINK RELACIONADOS: